Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo da Mónica

"All is well in my world" Lousie Hay

Mundo da Mónica

"All is well in my world" Lousie Hay

Ter | 17.11.20

5 dicas para Passares Menos Tempo na Cozinha

Mundo da Mónica

Se me dissessem que algum dia eu iria adorar ter tudo organizado ou que iria passar umas duas horinhas no fim-de-semana para ter uma semana descansada, achava que estavam a falar de outra pessoa, mas parece que me tornei uma delas.

Sempre adorei cozinhar, mas não gosto de estar todos os dias durante horas na cozinha, por isso deixo-vos com algumas dicas para passar menos tempo na cozinha ao longo da semana.

Eis as minhas dicas simples:

1 – Todas as frutas e legumes lavados e preparados para comer

Parece um grande aborrecimento e ao princípio até é, mas facilita imenso a minha vida! Fruta lavada, a criançada pode ir buscar tudo sem me preocupar que está suja ou que os putos molhem a casa toda. Fruta cortada, quantas vezes comprei uma melancia ou um melão e foi ficando no frigorífico, porque dava trabalho de cada vez que queria comer tinha de cortar? Agora faço-o apenas uma vez por semana e assim a fruta é comida por todos.

Tratar da salada todos os dias? Preferia comprar as embalagens de saladas já prontas! Mas como abomino a quantidade de plástico e preço, resolvi fazer isto, lavo tudo o que quero colocar na salada, corto e coloco num tupperware com um pano húmido e já está.

Se gostam de batidos, também é uma excelente opção preparar as frutas e colocar em sacos/caixas herméticas prontas a triturar!

2 – Sopa

Sopinha para a semana toda, faz super bem, deixa-nos saciados e garantimos que comemos legumes. Isto é mais difícil no Verão, o calor faz com que a sopa perca o protagonismo, mas há imensas alternativas de sopas de verão e simples.

3 – Planear as refeições

Planear as refeições torna tudo mais simples ao longo da semana, não ter de pensar naquilo que tenho de fazer e se tenho todos os ingredientes é precioso e isso só é possível se houver planeamento. 

4 - Cozinhar a mais (one for now and one for later)

Somos cinco cá em casa, portanto cozinhar um pouco a mais é ordem do dia, mas o que eu falo é cozinhar o dobro de uma só vez, e acabamos por ficar com duas refeições feitas.

Exemplo: Bolonhesa, quando cozinho a carne ou seitan faço em dobro, e depois, naquela refeição imediata posso fazer bolonhesa com esparguete, e na refeição seguinte pode ser um empadão, na segunda só terei de fazer o puré, e vou perder muito menos tempo a cozinhar.

5 - Perceber o "meu" tempo

Eu adoro cozinhar, já é assim desde os 12 anos, mas isso não quer dizer que depois de um longo dia de trabalho quero perder 3 horas a cozinhar, por isso quando planeio as refeições tenho em atenção como vai ser a minha semana e o tempo que vou ter. Posso ter um ou dois dias complicados em que só vou ter 30 minutos para cozinhar por isso, colocar coisas simples no forno é uma boa opção, ou só uma sopa. Tenho de perceber o "meu" tempo de forma a rentabilizar. 

 

Que coisas fazem no vosso dia-a-dia para passarem menos tempo na cozinha?