Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo da Mónica

"All is well in my world" Lousie Hay

Mundo da Mónica

"All is well in my world" Lousie Hay

Qua | 04.09.19

Dicas para Descomplicar o Regresso às Aulas

Mundo da Mónica

Resultado de imagem para simplificar

Sei que muitos pais já estão a trabalhar, eu, incluída, e quando pensam em tudo o que lhes falta tratar ficam com ansiedade, mas não há nada a temer, vou dar umas dicas para executarem ao longo da semana em apenas 10/15 minutos.

É hora de colocar o cronometro do telemóvel a funcionar e colocar para 15 minutos (tempo máximo) e começar a trabalhar! Para manter isto fácil, podem fazer uma tarefa por dia.

1 - Material escolar - Toca a vasculhar tudo o que é gavetas e armários e ver o que sobrou do ano lectivo anterior, e escrevam o que falta ou que está quase a acabar. Provavelmente vai sobrar tempo.

Ah e tal, mas não tenho a lista dos professores com material necessário ( o meu caso, na maioria dos anos, na escola do Rafa deixam sempre tudo pra última), uma coisa é certa, esferográfica, lápis, borracha, afia, tesoura, régua e cadernos é o básico, ninguém vive sem isto na escola. O restante material, para disciplinas especificas como Educação Visual e Tecnológica, geografia, Física ou Química, Educação Física,esperem para ver o que os professores pretendem, às vezes até pedem coisas que já pediram antes, senão pediram, compram só aquilo é pedido. Assim, poupamos imenso!

2 - Lanches - Querem ter mais cuidado com aquilo que mandam para os lanches dos miúdos? Mas não sabem bem como, há imensas  dicas na net que podem pesquisar e que não dão trabalho nenhum a preparar e que até podem fazer ao fim-de-semana, sem se preocuparem o resto da semana. 

O tempo que dei continua a parecer muito, não continua? Digam ADEUS ao Bolicao e aos sumos cheios de açucar, coloquem esses dedinhos a teclar.

3 - Roupa - Todos sabemos que os miúdos crescem imenso, e que pouca ou quase nenhuma roupa que os miúdos usaram na escola vai continuar a servir, por isso, aconselho que esta tarefa façam em duas vezes, vasculhem tudo e vejam o que serve e o que não serve, e apontem num papel o que é necessário substituir, concentrem-se naquilo que os miudos adoram vestir de manhã e sem complicação, não vale a pena colocarem-se a namorar a nova coleção das lojas, aquilo que eles adoram vestir normalmente é bastante prático e que lhes permite os movimentos.

Adolescentes, que já ligam ao visual? Sei como é, já tenho um, nem por um momento estava ansiosa por esta fase. Aqui a meu o truque é este, tendo em conta o que eles precisam, estabelecer um orçamento e deixá-los comprar tendo em conta esse orçamento. LOUCURA!! (eu sei...)

Deixá-los comprar o que querem com aquele dinheiro dá-lhes responsabilidade, e eles sabem o que precisam porque fizemos a lista, mas eles têm de decidir como querem investir o dinheiro. Eles têm de aprender o custo das coisas, têm de aprender que o acto de comprar não deve ser algo por impulso e claro, têm de aprender a escolher e a comprar tendo em conta as  suas necessidades.

4 - Entrar em «modo Escola» - os miúdos certamente estiveram o tempo todo na balda, acordavam a horas incertas e deitavam-se tarde, o hábito diário de tarefas e horários perde-se um pouco, portanto é importante voltar a estabelecer a rotina. Comecem por apontar o que é necessário mudar, o básico: deitar cedo, levantar cedo, estabelecer a tarefas que se espera  que sejam efectuadas logo de manhã e as que são ao final do dia/noite. Depois de estabelecer o básico, é necessário colocar a família toda no mesmo registo, começar a falar e a implementar as alterações aos poucos para que quando a escola começar a transição seja fácil, simples e natural.

5 - Calendário para Todos - arranjem um calendário comum à família, onde todos possam ver as actividades, reuniões, testes, festas... Isto é importante porque mantém toda a família organizada e ninguém corre o risco de se esquecer. Isto convém que toda a família alimente o calendário, desde os adultos, aos adolescentes e aos pequenos.

Local ideal: Cozinha, onde os pais depois do trabalho passam mais tempo, na maioria dos casos, mas estão à vontade para escolher o local que vos convém, apenas tenham em mente que deve ser num local onde TODOS têm fácil acesso.

 

Espero que estas dicas vos ajudem e que as  consigam implementar. Têm mais alguma dica? Se sim, partilhem nos comentários.