Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo da Mónica

"All is well in my world" Lousie Hay

Mundo da Mónica

"All is well in my world" Lousie Hay

Ter | 20.11.18

Organizar as refeições da Semana

Mundo da Mónica

organizar refeições da semana

Já planeio as nossas refeições faz mais de um ano, e tem resultado muito bem para nós, porque tira o stress sobre o que tenho de fazer para jantar depois de um longo dia de trabalho e simplifica as idas ao supermercado.

Planear refeições pode ser muito simples e pode ajudar imenso o orçamento familiar eis as minhas dicas para como fazê-lo:

1- Elabora o menu semanal das refeições de família, por norma faço de sábado a sexta, para isto é necessário verificar o calendário, ver se nessa semana vai haver aniversários e eventos fora de casa para os quais não é necessário elaborar um refeição. Conselho: tentem fazer as receitas que toda a família gosta, às vezes parece que estamos sempre a fazer é o mesmo mas não é por acaso.

2 - Verificar tudo o que temos na despensa, frigorífico e congelador. Apontar o que falta para a confecção das refeições dessa semana.

3 - Estabelecer um orçamento e cingir ao mesmo, nem um cêntimo a mais é permitido.

4 - Estabelecer um dia fixo para ir às compras, o único dia nessa semana, apenas uma ida ao supermercado.

5 - A lista por esta altura está feita, apenas falta verificar tudo o que diga respeito à higiene e limpeza, acrescentar à lista e rumo ao supermercado.

6 - LEVAR A LISTA! 

7 - Tentar fazer o máximo possível para adiantar trabalho ao longo da semana, por exemplo, fazer a sopa para a semana toda. Duas refeições planeadas como molho de tomate, porque não fazê-lo já e depois é só colocar o preparado na panela antes de jantar?

Isto é o que eu costumo fazer e tem resultado, a lista das refeições fica no frigorífico e está planeada de antecedência, não há espaço para reclamações. E poupa-me imenso trabalho ao longo da semana.